REQUERIMENTO Nº 016/2013

REQUERIMENTO Nº 016/2013

A VEREADORA, INFRA-ASSINADO REQUER À MESA NOS TERMOS REGIMENTAIS, OUVINDO-SE O DOUTO PLENÁRIO, QUE SEJA LEVADO AO CONHECIMENTO DO  SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, O SEGUINTE REQUERIMENTO:

Quais possibilidades de elaborar um – DECRETO DE LEI INSTITUINDO QUE A ADMNISTRAÇÃO OFEREÇA apoio a empreendimentos que queiram ou já estão organizados em forma de cooperativas através da Economia Solidária.?

 JUSTIFICATIVA

A economia solidária vem sendo apresentada como uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, e uma resposta favorável às demandas de inclusão social no País. Ela compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações.

A Economia Solidária é um movimento de organização de homens e mulheres que, a partir do trabalho coletivo, passam a desenvolver formas de geração de renda, onde todos têm suas necessidades satisfeitas. Na economia solidária, o trabalho não tem patrão e empregado. Os produtores e produtoras  solidários se organizam em sistemas de autogestão. Ou seja, todos são responsáveis pelo empreendimento, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente dos frutos gerados pelo mesmo. Esses empreendimentos podem ser legalizados em forma de cooperativas, associações, empresas solidárias, O elemento central da Economia Solidária é a pessoa humana e o bem viver coletivo. O objetivo principal do programa é promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas, visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Algumas cidades que já aderiram o programa estão gerando renda familiar.

Os empreendimentos poderão ser realizados nas diversas formas:

  •  CONFECÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • ARTESANADO
  • COSTUREIRAS
  • CATADORES DE RECICLÁVEIS ETC

OSASCO:

VILA  VELHA

EMBU

Sala das Sessões, 06 de Março de 2013.
Sandra Lucia Dvolatka
Vereadora

Skip to content